DBO: a influência do dólar no setor de carne

nota de dolar

A Intergado esteve presente em uma matéria no portal da DBO, onde nosso diretor comercial Guilherme Talhari explicou como a variação da moeda americana influência diretamente no mercado pecuário brasileiro. Durante a entrevista, ele falou sobre as expectativas para o setor da carne no próximo semestre, os reflexos causados devido a baixa na moeda, variações no preço da arroba e quais produtos também são influenciados pela variação.

Apesar das incertezas geradas pelo aumento do dólar, o especialista aponta que isto pode gerar reflexo sobre as exportações brasileiras. Para o setor da carne, a alta favorece o preço da arroba e estimula a venda no mercado externo, trazendo uma previsão de saldo positivo para o próximo semestre. 

Na entrevista, Talhari também explica que a retomada do mercado chinês e a abertura do mercado da União Europeia também influenciam de forma positiva nos resultados esperados para os próximos meses. A alta do dólar beneficia as exportações, pois o aumento da moeda gera maior competitividade das commodities brasileiras, tornando os preços da carne, do milho e da soja mais atrativos. A alta do dólar tende a afetar mais o mercado de grãos, entretanto o aumento das vendas compensa a desvalorização do câmbio, beneficiando o mercado agropecuário brasileiro como um todo.

Conforme o analista pontua, ainda que a valorização da moeda seja muito boa para as exportações, essas commodities se tornam escassas no mercado interno, levando ao aumento do custo de produção, pois os valores dos herbicidas, produtos de nutrição animal e demais elementos também estão vinculados ao dólar.

No caso de desvalorização da moeda, o produto pode não ser embarcado e vai para o mercado interno, que provavelmente não conseguirá consumir o que seria exportado, gerando uma baixa no preço. Talhari recomenda aos produtores que se mantenham atentos ao mercado interno. 

Você confere a matéria completa no portal da DBO através do link: https://www.portaldbo.com.br/alta-do-dolar-pode-beneficiar-setor-de-carnes/

Related Posts

Leave A Reply