A importância da manutenção das tecnologias na geração de resultados

Pecuária de precisão - pesagem voluntária

A importância da manutenção das tecnologias na geração de resultados na pecuária de precisão.

A pecuária de precisão vem tomando cada vez mais espaço no campo e tornando o trabalho dos pecuaristas mais eficiente e lucrativo. Diferentes soluções tecnológicas na pecuária têm sido adotadas nos diferentes elos da cadeia produtiva, mostrando que há um amplo horizonte para uma produção em menos tempo em menor espaço, o que incrementa a produtividade e os ganhos de produção.

Contudo, essas tecnologias precisam de revisões e manutenções periódicas para que possam exercer todo o seu potencial técnico.

Neste conteúdo, vamos entender melhor a importância da manutenção, como realizá-las e seu impacto positivo nos sistemas produtivos.

Importância das soluções tecnológicas na pecuária de precisão

Ao olharmos a pecuária nos últimos anos é impossível não perceber o grande impacto que as inovações tecnológicas têm causado nas práticas e operações das fazendas de gado de corte e leite. A cada ano percebemos um maior número de fazendas implementando em suas rotinas, ferramentas e soluções que otimizam os processos em todos os elos dos sistemas produtivos.

É a pecuária de precisão caindo cada vez mais no gosto do pecuarista, pois amplia o horizonte das produções com o incremento de técnicas que potencializam os ganhos do produtor conforme o seu objetivo.

Essa onda tecnológica abrange desde pequenas propriedades rurais – através do uso de resfriadores automáticos, aferidores, ordenhadeiras mecânicas e biotecnologias de reprodução, até grandes fazendas – com o uso de tratores autônomos, ordenhas robotizadas, drones, balanças automatizadas e softwares de gestão capazes de calcular a quantidade de alimento a ser fornecido ou auxiliar na tomada de decisão do manejo dos animais.

Revisão para excelência no uso das tecnologias

As inovações tecnológicas vieram para ficar, sendo consideráveis aliados para que o pecuarista possa obter resultados favoráveis no seu negócio, contudo, mais do que do que adotar uma solução tecnológica, é importante e primordial mantê-las e utilizá-las em todo seu potencial. Por mais que sejam equipamentos sofisticados e resistentes, se faz necessário cuidados periódicos, pois os equipamentos estão sujeitos a intempéries climáticas, impactos e sujidades das fezes e urinas dos animais.

Cada revisão/manutenção deve ser planejada, considerando a época ideal para a ação e quem prestará o serviço. Todos estes cuidados básicos fazem toda a diferença para que seus equipamentos entejam em perfeitas condições de uso, além de ajudar a prolongar a vida útil da sua solução tecnológica.

Para facilitar seu trabalho, destacamos aqui alguns pontos importantes que devem ser seguidos para uma checagem/manutenção da qualidade de uso de suas soluções ou dispositivos tecnológicos. 

Crie uma rotina de checagem dos equipamentos

A rotina de checagem é uma agenda com manutenções programadas que permite uma avaliação do funcionamento dos seus equipamentos nas diferentes esferas (hardware, software e engenharia). Essa rotina permite antecipar possíveis problemas, pois identifica não conformidades que possam prejudicar o desempenho dos equipamentos.

Quanto aos tipos de manutenção, a NBR-5462 descreve três:

Manutenção Preditiva, Manutenção Preventiva e Manutenção Corretiva, muito utilizados nas indústrias. O uso de apenas uma ou todas elas, irá depender da estratégia e critérios de manutenção adotados pela empresa para manter a disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos.

– Manutenção preditiva – É o acompanhamento periódico dos equipamentos, através da coleta de dados por meio do monitoramento ou inspeções ao longo do tempo, analisando tendências de variações do equipamento. Esta manutenção é focada em uma observação visual, sonora e tátil do equipamento de forma a prever futuros problemas. 

– Manutenção preventiva – É a manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item. De forma prática é uma ação planejada e sistemática que permite a revisão, controle e monitoramento dos equipamentos. O principal objetivo é reduzir ou impedir falhas nos equipamentos.

– Manutenção corretiva – É a manutenção que ocorre após a ocorrência de falha no funcionamento do equipamento/dispositivo. Ela ocorre quando há uma peça irregular, apresentando mal funcionamento. Essa é uma manutenção não programada, por isso envolve ações mais drásticas, podendo resultar na substituição da peça e componentes danificados ou muito degastados. Em alguns casos, a manutenção corretiva pode ser evitada com a manutenção preventiva.

Responsabilidade com os resultados dos clientes

Na Intergado somos focados na qualidade dos dados gerados para nossos clientes, por isso o atendimento pós venda é uma de nossas maiores preocupações. Não vendemos só tecnologia, mas entregamos valor da pecuária de precisão para nosso cliente, com um time completo de suporte e um time de campo ativo com visitas constantes ao pecuarista, para agir preventivamente de modo para não haver interrupção das pesagens, das provas e das avaliações, levando como consequência a confiabilidade nos dados gerados para o produtor.

Para isso, a cada término de ciclo de provas de eficiência alimentar ou ciclo de engorda dos animais nos confinamentos, nosso time de suporte no campo realiza visitas periódicas para que sejam feitas as manutenções preventivas de todas as nossas soluções tecnológicas, o que permite a manutenção da qualidade dos equipamentos, vida útil e geração de dados confiáveis.

Outro ponto forte na manutenção das nossas soluções para a pecuária de precisão, é a forma como nossas balanças e cochos eletrônicos são produzidos. Todas as peças que compõem o hardware e sensores são protegidas com plásticos resistentes que garantem durabilidade de segurança aos equipamentos.

Toda a estrutura metálica das balanças é protegida pelo tempo através de um processo de galvanização, que impede que as fezes e urinas danifiquem as suas estruturas.  Além disso, nosso time de campo realiza treinamento com nossos clientes explicando as formas corretas de limpezas, manutenção e limpeza dos sistemas.

Para exemplificar esse trabalho, na última semana, nosso time de campo fez uma visita a Fazenda Grama Senepol, onde foram realizados os ajustes necessários, através de testes para limpeza, recalibragem e troca de peças dos equipamentos para início das próximas provas, deixando toda a infraestrutura pronta para a realização das provas de eficiência da Fazenda.

Related Posts

FALE COM UM CONSULTOR