A tecnologia a favor da produtividade

Gado de leite

A tecnologia a favor da produtividade

Pesquisa da EMBRAPA mostra como a Pecuária de Precisão pode ser utilizada para detecção antecipada do cio das vacas.

Investir em tecnologia é fundamental para uma empresa. No Agronegócio não é diferente. Em recente pesquisa realizada na Embrapa Gado de Leite (MG) conduzida pelo mestrando em Zootecnia Frederico Correia Cairo, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), os resultados revelaram que é possível aumentar a eficiência reprodutiva do rebanho. Essa pesquisa só foi possível graças à tecnologia inovadora e exclusiva da INTERGADO, – www.intergado.com.br – empresa do agronegócio que desenvolve soluções inovadoras para a Pecuária de Precisão. Para a pesquisa foram utilizados os equipamentos da INTERGADO Science, uma linha de produtos voltada exclusivamente para a pesquisa científica. Os aparelhos agilizam a coleta de informações e geram dados qualificados de forma automática, precisa e confiável. Os pesquisadores contaram com a parceria da Universidade de Wisconsin-Madison (Wisc), nos Estados Unidos e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os cientistas estudaram o comportamento das vacas prestes a entrarem no cio no que diz respeito ao comportamento ingestivo estivo, consumo e eficiência alimentar durante este período. Dentre os equipamentos da Linha INTERGADO Science utilizados o cocho eletrônico, bebedouro eletrônico, plataforma de pesagem animal. Após instalar esses equipamentos, a pesquisa monitorou os dados que apontaram alterações no comportamento investivo dia animais. Os resultados mostraram que a variação no consumo de alimento e ingestão de água de uma vaca leiteira é capaz de revelar se o animal irá entrar no cio com até seis horas de antecedência e garante uma maior precisão em relação à observação visual e consequente perda reprodutiva. Uma vaca prestes a entrar no cio consome entre 25% a 35% menos alimento e água. A importância dos dados precisos acarretará num aumento reprodutivo dos animais, isto é, uma otimização do lucro na atividade da fazenda. O monitoramento constante supera a observação visual, uma vez que que nem sempre está presente.

O pesquisador Frederico Correia Cairo revela que o uso da tecnologia da INTERGADO foi fundamental para o sucesso do estudo. Ele ressalta que o investimento em tecnologia é um processo que não tem volta, por isso contar com empresas que desenvolvem este tipo de serviço é a garantia da evolução na área e otimização dos lucros do produtor. Para se inteirar mais do assunto leia a matéria que a Embrapa produziu a partir do artigo científico publicado pelo agora mestrando Frederico Correia Cairo.

SAIBA MAIS

Clique aqui e conheça os detalhes da pesquisa. A equipe da INTERGADO está sempre atenta às novidades no setor do Agronegócio. Fique ligado!

Related Posts

FALE COM UM CONSULTOR