fbpx

Carne carbono neutro – Sustentabilidade e inovação tecnológica

Carne carbono neutro – Sustentabilidade e inovação tecnológica

A busca por produtividade é cada vez mais importante para atender as demandas por alimentos para a população mundial, contudo, a preocupação com a preservação dos recursos ambientais vem de encontro a essa demanda. A busca pela diminuição da emissão de gases de efeito estufa é um dos pontos de maior discussão nas diferentes esferas da sociedade, o que torna a sustentabilidade e bem-estar atributos cada vez mais presentes na rotina diária das pessoas.

Durante o processo de decisão de compra, os consumidores têm buscado produtos que tenham esses dois valores em seu processo de produção, o que indica que há um menor impacto socioambiental. Diante disso, a inserção desses atributos em cada elo de produção da cadeia de carne bovina passou a ser um diferencial de mercado para muitos pecuaristas.

Nesse contexto, várias iniciativas vêm ganhando espaço dentro da porteira de fazendas no Brasil e no mundo. Algumas dessas estão focadas para a seleção de animais mais eficientes do ponto de vista nutricional, através das provas de eficiência alimentar. A seleção de animais mais eficientes apresenta menor produção de gás metano, conforme pode ser comprovado em trabalhos de pesquisas realizados no Brasil e no mundo. Nesse contexto as soluções Intergado tem contribuído para que os sistemas de produção sejam mais sustentáveis do ponto de vista ambiental, econômico e nutricional.

Outra frente de trabalho tem focado na produção de carne bovina que sigam os preceitos de bem-estar animal e sustentabilidade ambiental, através do manejo em sistemas de integração do tipo silvipastoril (pecuária-floresta) ou agrossilvipastoril (lavoura-pecuária-floresta). O objetivo é que o componente arbóreo presente neutralize ou absorva o metano entérico, exalado pelos animais e um dos principais gases causadores do efeito estufa. Dentro desse conceito a Embrapa desenvolveu a marca-conceito “Carne Carbono Neutro” que traz em sua essência a importância da sustentabilidade na cadeia produtiva da carne bovina. A carne com o selo “Carne Carbono Neutro” chega ao mercado consumidor por meio de uma linha de cortes de carne com a marca Viva, em parceria com a Marfrig, conforme foi lançado em agosto desse ano.

O produtor que inserir esses conceitos para a sua fazenda só terá bons resultados para seu sistema de produção, pois haverá melhoras na eficiência, produtividade, recuperação de pastagens degradadas e cuidados com o bem-estar animal. Como resultado haverá uma agregação de valor que só traz benefícios para o consumidor, pois ele terá acesso a uma carne produzida em sistemas que tem baixo impacto ao meio ambiente, bem estar, alta qualidade, sabor e maciez da carne.  

Related Posts