fbpx

Intergado Efficiency agrega valor ao Programa Topázio

Touros senepol

Intergado Efficiency agrega valor ao Programa Topázio

O Brasil é o principal fornecedor de carne bovina do mundo, sendo líder em diversos indicadores de desempenho do agronegócio mundial. Este resultado foi possível graças políticas de redução de barreiras comerciais e, principalmente, a proatividade dos pecuaristas em aperfeiçoar as raças e modelos produtivos para atender as necessidades de mercado nacional e mundial. 

Programa Topázio Senepol 

A evolução da pecuária de corte no país só tem sido possível graças ao compromisso de vários pecuaristas que tem trabalhado incessantemente para o melhoramento genético de nosso rebanho. Entre esses artesões da pecuária, a fazenda Grama Senepol vem realizando desde do ano 2000 um brilhante trabalho de seleção genética da raça Senepol, com foco em qualidade do produto final e sustentabilidade econômica e ambiental em todos os elos da cadeia produtiva. Essa preocupação com o desenvolvimento de animais de alto valor genético deve ser inserido através da seleção de reprodutores que possuam boas características de aprumos, libido, capacidade de serviço, além dos fatores de acabamento e qualidade de carcaça.  

E por esta preocupação e procura por constante aperfeiçoamento do produto a ser entregue para o mercado consumidor, foi que nasceu o Programa Topázio do Senepol, para atestar e certificar cada indivíduo produzido e comercializado, através de rigorosos índices e tecnologias inovadoras que pudessem assegurar o poder de produção de seus animais para levar a melhor carne ao consumidor final. 

Diferencial da medição de eficiência alimentar  

O programa consiste em avaliações feitas dos animais por uma equipe de profissionais altamente qualificados, onde ao final o GENEPLUS/EMBRAPA estabelece o Índice Topázio de cada animal credenciando cada um deles a produzir sêmen para programas de IATF ou a campo, com o poder e a qualidade de carne que a raça já mostrou ser indiscutível e, no Topázio, torna-se evidente.  

Índices de ranqueamento dos animais como: Peso ao final do teste; Ganho de peso diário médio; Consumo alimentar residual, Perímetro escrotal; Área de olho de lombo; Espessura de gordura subcutânea; Gordura intramuscular (marmoreio); Escore de conformação frigorífica; e Escore de qualidade racial.  

Esses índices tornaram o Programa completo e pioneiro na medição de eficiência alimentar utilizando o sistema Intergado Efficiency, com a tecnologia dos cochos e bebedouros eletrônicos instalados na fazenda Grama, em 2012. 

Através do Efficiency, o Programa Topázio iniciou a medição de eficiência hídrica, inaugurando uma nova fase do projeto. O programa emite mais do que uma certificação de identificação do animal e sua aprovação em reprodução e fenótipo, mas informa cada avaliação da ultrassonografia de carcaça (AOL, EGS e marmoreio), as características de desenvolvimento (ponderal e peso final) e eficiência alimentar, medida nos cochos eletrônicos da Intergado. 

Ganhos e resultados pela eficiência alimentar 

Com o resultado do seu desempenho compilado pelo GENEPLUS, o animal é classificado como campeão 1º, 2º ou 3º colocado do seu grupo e se tem chancela Ouro, Prata ou Gourmet (caso seja elite ou superior nas três características de ultrassom).  

A percepção inovadora e busca constante pelo aperfeiçoamento dos processos produtivos pelos pecuaristas brasileiros, com foco no fornecimento de produtos cada vez melhores ao consumidor, aliando isso a uma administração sustentável da produção, coloca o país como uma potência no agronegócio mundial para os próximos anos.   

Fonte: Grama News.  

Related Posts