Falhas no manejo: minimize as chances de erro com a eficiência do monitoramento e análise de dados com a pecuária de precisão.

pecuária de precisão - Balança

Falhas no manejo: minimize as chances de erro com a eficiência do monitoramento e análise de dados com a pecuária de precisão.

Já temos consolidado que o Brasil é um dos principais produtores e exportadores de carne bovina no mundo, contudo, quando pensamos em produtividade e eficiência, a cadeia produtiva da carne ainda engatinha para alcançar seu real potencial produtivo na pecuária de corte.

Um dado que comprova que ainda temos muitos obstáculos a superar é o fato de que, segundo a EMBRAPA, apenas 15% dos animais nos rebanhos brasileiros chegam ao ponto de abate com o acabamento ideal da carcaça. Fica claro que os processos de manejo e tomadas de decisões nas fazendas ainda sobrevivem através da subjetividade de avaliações e análises em cima de dados imprecisos e achismos, que em sua grande maioria geram mais perdas do que ganhos aos pecuaristas.

Todo pecuarista sabe que o sucesso da atividade vem do equilíbrio do bom desempenho animal, em termos de qualidade e quantidade, associado a um baixo custo de investimento. Para que esse equilíbrio seja alcançado, a adoção de tecnologia entra com papel fundamental na pecuária de precisão, pois propicia o monitoramento das fases de produção em tempo real. Contudo, parte dos pecuaristas associam o uso de tecnologias na produção a elevados custos e investimentos. Mas essa linha de pensamento cai por terra quando consideramos a taxa de conversão entre o que se investe e o que se colhe no médio e longo prazo com a adoção das tecnologias de precisão.

Antecipação de tendências e prevenção de perdas

Imagine trabalhar no escuro, às cegas, sem saber para onde ir ou o que fazer. O produtor que não se atenta ou analisa seus resultados, trabalha no escuro. Ainda que confie eu seu feeling ou conhecimento “adquirido” ao longo de décadas de prática.

A utilização das balanças eletrônicas para ruminantes nas propriedades rurais, tem se mostrado a opção de melhor custo-benefício ao produtor ao longo de toda a cadeia produtiva, pois ela abastece diariamente o pecuarista com informações do rebanho, no caso da pesagem voluntária, trazendo para a palma de sua mão os dados diários de cada animal, o que irá minimizar as chances de erros, por exemplo, na seleção do ponto de abate do animal no caso de bovinos de corte.

Através dos dados obtidos e analisados, o produtor terá o poder da tomada de decisão o produtor poderá fazer o descasque do lote com a máxima assertividade do ganho de peso diário do animal, considerando a previsibilidade das curvas de tendências dos lotes observadas em gráficos. Sem achismos ou subjetividades.

Outro ponto favorável para uso das balanças eletrônicas é o acompanhando em tempo real dos rebanhos possibilitando a detecção de pontos e falhas no manejo que necessitam melhorias ou correções imediatas. O produtor poderá prevenir os mais variados tipos de perdas associadas as mais diversas doenças fisiológicas ou comportamentais que afetam os animais (casco, diarreia, refugos de cocho, intoxicações, tristeza parasitária, miíase dentre outras).

Ganhos de performance financeira.

Com a gestão da fazenda ampliada, prevenção de perdas e antecipação de tendências, o produtor conseguirá definir e tomar as melhores decisões para seu rebanho, sendo ele bovino, ovino ou bubalino, tendo a consciência plena de quais caminhos ele precisa seguir para rentabilizar ao máximo o confinamento.

Para ter uma ideia do potencial que as balanças eletrônicas possuem, dados mostram que as balanças eletrônicas da Intergado proporcionam um aumento de 50% da margem de lucro por cabeça, são em torno de R$198,00 de lucro a mais por cabeça confinada. Você terá inteligência de gestão jogando ao seu favor, resultando em maior rentabilidade para o rebanho.

Balança intergadoDesenvolvemos e levamos soluções para a Pecuária de Precisão ao pecuarista, com o melhor custo-benefício – Fale com um especialista da Intergado.

Related Posts

FALE COM UM CONSULTOR