fbpx

Pecuária 4.0: A eficiência alimentar

Pecuária 4.0: A eficiência alimentar

Imagine o quanto você pode diminuir seus custos de produção ao ter um bovino que come pouco, mas que tem um elevado ganho de peso, gerando um ótimo rendimento de carcaça. É o sonho né? Agora, como você se sentirá ao conseguir realizar a seleção dessa característica para as próximas gerações, resultando em diminuição dos custos de produção com a alimentação? Ai, é estar no paraíso!!! Se acha isso impossível, está enganado, a eficiência alimentar tem tornado esse sonho realidade.

É mais do que comprovado que a alimentação dos animais representa mais de 60% dos custos de produção totais em uma operação pecuária bovina. Reduzi-los é sinônimo de maior resultado financeiro. Por isso, a seleção para eficiência vem se tornado uma das características mais buscadas pelos pecuaristas que tem o foco em uma pecuária altamente eficiente.

Conceitualmente, a eficiência alimentar é a capacidade de um bovino conseguir transformar o alimento que consome em peso, carcaça, carne ou bezerro. Neste contexto, animais que precisam de pouco e produzem muito são eficientes, por outro lado, os que consome muito, mas produz pouco, são ineficientes. Se pensarmos em consumo e produção, a eficiência alimentar afeta custos de produção e lucratividade, portanto, esta característica passa a ser vista com grande interesse pelos pecuaristas, pelo ponto de vista econômico, ambiental e genético.

Mas é realmente possível ter animais com essas características?

As pesquisas científicas mostram que sim, é possível!

  • Selecionar animais mais eficientes representa economia de até 15% de alimento por quilo de ganho em apenas duas gerações.
  • Animais com avaliação genética favorável para eficiência de -1,0 kg/dia em confinamento produzem progênie com eficiência alimentar 41% mais alta a pasto, crescendo 19% mais rápido, sem aumento no consumo.

Os resultados mostram de forma clara que a seleção para eficiência alimentar tem alto impacto na lucratividade/competitividade do rebanho, você tem o que é preciso para atingir esses resultados, mesmo que você esteja começando. Os benefícios alcançados facilmente sobrepõem os custos associados com a coleta dos dados. É necessário somente usar as ferramentas certas para obter dados de consumo e peso que permitam gerar resultados precisos para a correta tomada de decisão.

Atentos a isso, as empresas e fazendas ligadas a seleção e melhoramento genético animal têm cada vez mais buscado a identificação e seleção de animais com características superiores para eficiência alimentar, com o objetivo de disponibilizar essa genética para os pecuaristas. Contudo, fazer essa seleção não é tão simples quanto parece, pois é necessário medir com precisão as variáveis de consumo do animal; e realizá-la da forma tradicional, torna-se mais difícil. Assim, o uso de tecnologias de precisão vem como grande apoio neste processo.

Pensando em atender essa demanda, a Intergado desenvolveu a solução tecnológica Intergado Efficiency. Nossa tecnologia realiza a coleta dos dados de consumo de cada animal no cocho eletrônico AF1000, e disponibiliza em tempo real os dados de consumo associados às

visitas aos cochos e eficiência alimentar. Os dados são coletados de forma voluntária, sem a necessidade de realizar a contenção dos animais. Tudo de forma simples e facilmente acessados por computador, tablet e celular!

Como funciona o Intergado Efficiency?
  1. O Cocho e a Balança Intergado reconhecem o animal através do brinco eletrônico e enviam automaticamente os dados de consumo e peso coletados para a Nuvem.
  2. A Nuvem funciona como um banco de dados, ela armazena estas informações e as envia em tempo real para o Sistema Intergado Efficiency.
  3. O Sistema Intergado Efficiency realiza a análise estatística, gera alertas e disponibiliza as informações que darão suporte nas tomadas de decisão.

Com a Solução Intergado você tem eficiência em sua prova e seleciona com precisão.

Gostaria de receber maiores informações?

Clique aqui e entre em contato conosco.

Related Posts