fbpx

Tecnologia na gestão de fazendas

gestão de fazendas
Tecnologia na gestão de fazendas

Uma gestão eficiente é a base do sucesso de uma empresa rural. Quando bem definida e executada, a gestão permite guiar todos os setores para que alcancem o seu máximo, sem desperdícios. Ao pensar no momento que estamos vivendo devido ao COVID-19, o uso das tecnologias pode contribuir no aumento da eficiência.

Para isso, o pecuarista deve ter profissionalismo desde o planejamento dos setores da fazenda até o momento correto da entrega dos animais para o abate. O foco não deve ficar apenas no boi, mas em todos os fatores econômicos, ambientais e sociais que envolvem o sistema de produção.

Por isso, adotar tecnologias associadas as métricas corretas são primordiais para alcançar a máxima rentabilidade. Pensando nesse contexto, nós vamos trazer no texto de hoje alguns pontos importante que devem ser considerados para atingir a máxima eficiência dos sistemas de produção.

O olho no boi e nos dados é o que engordam o rebanho

“O olho do dono é que engorda o boi”, ditado muito antigo e comum entre os pecuaristas, que significa que quando o pecuarista está presente, no dia a dia da fazenda, o sistema funciona de uma forma mais eficiente – os funcionários não faltam, ficam mais atentos ao trabalho, há menos conflitos, ocorrem menos perdas, os animais engordam mais, enfim, alcança-se melhores resultados.

Ao pensarmos na pecuária tradicional, esse ditado era muito válido, pois o mesmo investia todo o seu tempo no manejo diário da fazenda, realizando as tarefas juntamente com os seus colaboradores. Ou seja, as suas ações eram mais operacionais do que estratégicas e/ou táticas. Contudo, a pecuária vem mudando de forma exponencial.

Com o passar dos anos e a sofisticação das atividades nas fazendas, o ambiente tornou-se muito mais empresarial, com aplicação de estratégias mais eficientes. Este contexto tem exigido uma mudança de mentalidade de todos os envolvidos, principalmente na forma de gerenciamento.

O pecuarista tem se deparado com a necessidade de obter informações diretas e precisas sobre toda as operações da fazenda para que, assim, possa tomar decisões acertadas para o crescimento e lucro do empreendimento rural. Diante desse fato, as atividades operacionais desempenhadas por ele precisaram dar espaço às ações estratégicas e táticas.

Nunca esteve tão em evidência a importância do acompanhamento, controle e informação para que a empresa rural possa prosperar nos dias de hoje.

Nesse momento, a gestão entra como uma importante ferramenta para que todos os processos funcionem e girem essa engrenagem. Conceitualmente, a gestão é refere-se ao processo de determinar e orientar o caminho a ser seguido para atingir os objetivos e metas. A gestão é realizada nas esferas das finanças, produção, logística, pessoas e marketing. Para isso, o pecuarista deve estar ciente de seu papel como decisor, líder, motivador, avaliador e analista das informações geradas na fazenda.

Muita coisa a ser feita por uma pessoa né? Por isso, hoje temos a tecnologia que vem para dar o suporte necessário para que o pecuarista realize todas essas tarefas, sem perder o rumo dos negócios.

Tecnologias para a gestão

Para os diferentes extratos da gestão há várias metodologias e ferramentas tecnológicas disponíveis para que a ela seja realizada sem prejuízos as operações da fazenda. Há programas de gerenciamento financeiro e logístico, como também tecnologias para gerar informações diretamente dos setores da fazenda.

Porém, para que todo esse aparto tecnológico funcione, o planejamento é a chave do sucesso. Por isso, a rotina de reuniões com as equipes deve existir. Além disso, a fazenda deve utilizar os dados obtidos com as ferramentas tecnológicas para traçar indicadores zootécnicos e econômicos, que permitirão trabalhar com metas diárias, semanais e mensais.

De modo geral, o bom gestor deve construir cenários, com características de alta, média e baixa rentabilidade, o que permitirá estar à frente do que estar por vir dentro e fora da porteira. Buscar sempre o controle administrativo geral da sua empresa permitirá captar os dados, ter uma noção maior de como analisá-los e gerar decisões acertadas.

Por último, mas não menos importante, a gestão e a capacidade de relacionar e liderar pessoas é essencial para uma boa gestão. Por isso, focar no fator humano pode ser a grande alanca para se obter o sucesso do sistema de produção.

A pergunta que todos devem estar fazendo é: – Como conseguir colocar tudo isso na prática? Podemos dizer que não há uma receita de bolo, porém conhecer histórias de sucesso servem para nos mostrar os pontos positivos e negativos da gestão.

Por isso, nós tivemos um bate papo com Senhor José Jacintho – Sócio Gerente de pecuária da Fazenda Continental. Ele nos contou como é, na prática, o uso de tecnologias na gestão da Fazenda Continental, mostrando todas metas alcançadas através de um gerenciamento eficiente e participativo.

Confira como foi o bate papo abaixo:

Related Posts